Fala Escritor recebe Casa de Barro e Sarau da Onça

João Vanderlei, de Cachoeira
Divulgação

 

No mês em que se comemora o Dia do Escritor (25/07), o projeto Fala Escritor tem dois convidados vips. O primeiro, João Vanderlei de Moraes Filho, representando a Casa de Barro, vai falar de seu trabalho literário e dos projetos que ele comanda. João é um dos principais responsáveis pela Casa de Barro, com Luísa Mahin, sua esposa. Escritor, poeta, agitador cultural, professor e ativista, João Vanderlei realiza um trabalho exemplar em prol da cultura em Cachoeira-BA, incentivando crianças, jovens e adultos no fazer literário, dança, pintura, pesquisa e tudo o que se relaciona ao campo cultural. Além desses trabalhos, João Vanderlei é, também, um dos organizadores do Caruru dos Sete Poetas, que em 2013 vai realizar a 9ª edição, no dia 28 de setembro de 2013, em Cachoeira.

A Casa de Barro é uma organização cultural criada em 25 de julho de 2005 a fim de contribuir com o desenvolvimento humano e cultural nas cidades do Recôncavo da Bahia. As ações são transversais, multidisciplinares e privilegiam os campos da cultura, da arte e da educação. Nossos esforços são empreendidos para preservar, promover e celebrar a diversidade cultural e nossos bens patrimoniais de natureza imaterial, incentivar a escrita e as leituras (de livros e do mundo). No mundo dos livros trabalha também com a edição, circulação, difusão e o intercâmbio lítero-cultural com países da África lusófona, América Latina e Caribe. Pelo seu trabalho, a Casa de Barro foi reconhecida como de Utilidade Pública de Cachoeira-BA, conforme a Lei 02/2013.

Sarau da Onça - Com encontros quinzenais, na sede do Cenpah, em Sussuarana, periferia de Salvador, o Sarau da Onça é organizado por Sandro Sussuarana e equipe, sempre apresentando poemas dos organizadores, convidados, pessoas da plateia e quem mais desejar aparecer no evento. Além da poesia, marcada de protestos e denúncias sociais, tem também espaço para poemas de amor, improvisações e rap, como também outras manifestações culturais. A galera já se reúne há mais de um ano, mas não se restringe ao bairro Sussuarana. Eles circulam pela cidade, já participaram de duas edições do projeto Ações Poéticas nas Comunidades (Gamboa de Baixo e Uruguay), bem como se apresentam com outros coletivos como o Sarau Bem Black, de Nelson Macca e grupos de poesia de Salvador.

Recital - Ambos os convidados recitarão poemas autorais ou de outros escritores. Os poetas de plantão também terão espaço para declamar, recitar ou simplesmente ler um poema durante o evento.

A apresentação da edição especial ficará por conta de Valdeck Almeida de Jesus e Renata Rimet.